Ganhar Corpo na Adolescência
Ganhar Corpo na Adolescência - Frango com batata doce… Suplementos... whey protein… E ovo, muito ovo! Hum...será que existe uma fórmula para ganhar massa muscular rápido?
Adolescência e paciência são duas palavras que não combinam muito, certo? De uma hora pra outra, os meninos querem bíceps avantajados. Já a meninas, sonham com bumbum, pernas torneadas e perder peso. Claro que eles querem, e é compreensível, porque esse é o padrão de beleza atual!
Fuja dos modismos sobre Ganhar Corpo na Adolescência
[caption id="attachment_241" align="aligncenter" width="797"] Ganhar Corpo na Adolescência[/caption]Não vejo problema nenhum em querer ter um corpo mais tonificado, com mais massa muscular e com curvas mais definidas. O problema está nos modismos. Modismos! O que vejo bastante hoje em dia é a influência muito grande de blogueiras fitness e personalidades da mídia. Ainda mais sobre os adolescentes, que estão formando sua personalidade e podem estar mais vulneráveis a este tipo de informação.
Tudo bem ter uma fonte de inspiração, mas não dá para levar tudo ao pé da letra e colocar a saúde em risco! Existem muitas dicas de saúde por aí sem fundamento ou comprovação científica. Faça um teste: digite no Google, "como ganhar corpo na adolescência". Veja só a enxurrada de dicas sobre como conquistar músculos. Algumas dão até o prazo para o resultado: "saiba como aumentar os músculos em um mês", ou "conquiste massa magra em 2 semanas", coisas do tipo!
Gente...peraí só um pouquinho. Não é tão simples assim! Desconfie dos milagres. Geralmente essas dicas indicam quais alimentos comer, em que quantidade, a que horas... o que comer antes de treinar, ou depois do treino. Mas o corpo não funciona dessa forma tão exata, tão matemática!
Não busque soluções mágicas para Ganhar Corpo na Adolescência
Mais preocupante ainda são as dicas de suplementos, remédios para aumentar o apetite, hormônios... Isso é coisa séria! Muitos jovens acreditam nestes supostos "milagres" e acabam adotando novos hábitos por conta própria, sem consultar um especialista. Começam a comer em quantidades exageradas só pensando em ganhar músculos. Ou então tomar hormônios, suplementos ou whey protein sem critério algum. Mas só um profissional de saúde pode dizer se alguém precisa ou não mudar algo na sua rotina alimentar, ou incluir alguma suplementação para ganhar mais músculo e praticar alguma atividade física como o treinamento funcional para melhorar sua rotina.
Acredite: fazer isso por conta própria é sinônimo de jogar dinheiro fora e, pior, expor a saúde a uma série de consequências negativas. O adolescente pode até mesmo começar a engordar ou desenvolver problemas como diabetes, alterações nos rins e no fígado. Isso sem falar nos transtornos alimentares, que podem ser uma consequência dessa relação conturbada com o corpo e com a comida.
Claro que a alimentação ajuda! E ela tem um papel fundamental na construção muscular. Mas não existem alimentos com super poderes!
Qualidade na alimentação para Ganhar Corpo na Adolescência
Quando a gente fala de alimentação, qualidade vale muito mais do que quantidade. Então é melhor comer alimentos de qualidade do que focar em uma única coisa e ficar comendo aos montes, só pensando na tal da massa magra! O nosso cérebro adora variedade, então coma arroz, feijão, carnes de todos os tipos, leite, ovos, castanhas, cereais, frutas… Consumir tudo isso com equilíbrio e moderação é o suficiente para fornecer toda a proteína e demais nutrientes necessários para a construção e manutenção dos nossos músculos.
Para conquistar um corpo saudável é preciso em primeiro lugar rever sua relação com a comida. A fase da adolescência é um ótimo momento para isso! Porque não é só o corpo que está em formação, mas também as crenças e valores. Ou seja, é a hora certa para aprender a respeitar o corpo, que está em plena transformação, sem agredi-lo.
Dicas para Ganhar Corpo na Adolescência
Respeitar as próprias vontades e desejos. Como? Veja algumas dicas.
Dica 1:
Não caia na tentação das soluções rápidas para ganhar corpo. Massa magra a gente constrói com atividade física e alimentação de qualidade. Aos poucos!
Dica 2:
Segure a ansiedade! Adolescentes têm pressa em ganhar corpo! Mas pode acreditar: os resultados que vêm rápido, vão embora rápido. Então tenha um pouco de paciência e conquiste o corpo que você quer com equilíbrio, com hábitos que você pode levar para a vida toda. Sua saúde agradecerá e as chances de manter esse corpo no longo prazo são infinitamente maiores!
Dica 3:
Respeite sua genética! Não adianta nada querer curvas e músculos que não têm a ver com seu biotipo. Nosso corpo tem um formato e ele tem que ser respeitado! Tente buscar o melhor de você em você mesmo, sem ficar se comparando com perfis fitness que são irreais. Isso só traz frustração.
Dica 4:
Não perca seu tempo e seu dinheiro investindo em substâncias para “crescer” ou remédios para aumentar o apetite sem consultar um médico. Não coloque sua saúde em risco!
Pra finalizar, minha dica de sempre: aprenda a comer respeitando sua fome e saúde, não para “ganhar massa magra”. Se você trata bem o seu corpo, faz atividade física e come bem, com certeza vai conquistar a melhor versão de você mesmo!
Este post foi visto primeiro em: Ganhar Corpo na Adolescência