Treinamento Funcional – Tudo que você precisa saber!

Treinamento Funcional – Tudo que você precisa saber! [GUIA COMPLETO] – O treinamento funcional tem ganhado vários adeptos a cada dia, a febre do box de treinamento funcional – que alia atividade física e reeducação alimentar – tem feito a cabeça de atletas de todo Brasil.

Se você vive no Brasil certamente já ouviu falar sobre ele, a atividade é uma das que mais cresce atualmente e tem se tornado a principal atividade física de muitas pessoas. Com valores atrativos, aulas dinâmicas e treinamentos em vários níveis esta modalidade irá surpreender você.

Acompanhe nas próximas linhas o guia completo que preparamos para você. Separamos as melhores informações sobre treinamento funcional para que você possa entender como, onde e porque este treinamento conquistou tantos adeptos.

 

O que é treinamento funcional?

O que é treinamento funcional

De forma bastante simples este treinamento consiste em usar os movimentos do dia a dia para garantir força e condicionamento físico.

O principal perfil dos frequentadores dos treinamentos funcionais são pessoas que querem se exercitar, manter a saúde e o corpo definido, mas, não gostam de frequentar a academia de musculação. Além disso o treinamento funcional é mais conservador que o treino de crossfit – leia mais em: Guia para iniciantes de Crossfit – e justamente por isso pode ser praticado por todo tipo de pessoa.

O treinamento funcional trabalha todas as partes do corpo e permite ao atleta melhores condições físicas, mais força, um corpo mais flexível, móvel e coordenado.

Uma coisa é certa, sempre haverá uma dúvida: funcional ou musculação? Não há um melhor ou um pior, cada um pode ser praticado para diferentes intenções e por diferentes pessoas. O importante é você se adaptar bem e sentir prazer em realizar os exercícios daquele que escolher (ou dos dois, por que não?)

De qualquer maneira vamos listar abaixo alguns dos benefícios da prática deste treino.

 

Treinamento Funcional Benefícios

Os principais benefícios do treinamento funcional são:

  1. Exercícios Dinâmicos – a variedade de exercícios e a facilidade em realiza-los usando o peso do corpo – saiba mais em: treinos com o peso do corpo;
  2. A evolução de todas as partes do corpo – no treinamento funcional você trabalhará o corpo inteiro e com isso poderá ver a evolução total dos seus músculos e principalmente das partes que fundamentalmente são “mal treinadas” na musculação – tronco, abdome, quadris e região lombar. Nós já falamos sobre isso em: treinamento funcional para trabalhar o corpo inteiro.
  3. Liberdade de horário e local – livre-se da necessidade de estar na academia para se exercitar. Parques, praças, praia… Você pode realizar seu treinamento em praticamente qualquer lugar.
  4. Tenha mais agilidade em seus movimento – devido aos movimentos que estão intimamente relacionados aos movimentos do dia a dia, o treinamento irá melhorar sua rotina e você irá realizar suas tarefas diárias com muito mais disposição e confiança. Nós falamos sobre isso em: treinamento funcional para melhorar sua rotina.
  5. Fuja da rotina – um dos grandes trunfos do treinamento funcional é justamente seu dinamismo. Com um treinamento diferente a cada aula é difícil que você se sinta entediado praticando esta atividade. Os novos exercícios irão te desafiar e aos poucos se tornarão mais complexos e exigirão mais de você.

 

Treinamento Funcional Emagrece?

Treinamento funcional emagrece

Vamos a uma definição simples e objetiva (ou cruel para alguns): para emagrecer você precisa consumir menor calorias do que seu corpo utiliza durante o dia.

Para emagrecer você precisará ingerir menos calorias (energia) do que seu corpo consome. De maneira bastante simplista isso significa que seu corpo irá consumir a caloria acumulada – excesso de peso – para suprir sua necessidade.

Então vamos lá, se você entendeu este conceito irá chegar a seguinte conclusão: para uma pessoa que esta sedentária, ou seja, não se exercita, manter a mesma dieta e apenas começar a treinar já irá garantir perda de peso, pois, embora a ingestão de calorias se mantenha, o consumo de energia do corpo irá aumentar. Seguindo nesta linha o treinamento funcional emagrece com muito mais rapidez se você alia-lo à uma alimentação com menos calorias.

Agora você entendeu o motivo de tantas redes de box de treinamento funcional alinharem os treinamentos funcionais com a reeducação alimentar.

 

Treinamento Funcional Antes e Depois

Selecionamos as imagens de dois leitores que enviaram suas transformações corporais de antes e depois de praticarem treinamento funcional.

A Marina é de Bauru e contou que após um ano de treinamento e reeducação alimentar tinha perdido 10 kilos. Seu maior objetivo era melhorar a postura e ter mais facilidade em executar os movimento do dia a dia. “Agora me sinto muito mais livre e pronta para encarar qualquer atividade, meu corpo parece muito mais disposto” completa.

Antes e Depois do Treinamento Funcional

Já Henrique tinha o objetivo de tonificar o corpo: “Não me incomodava com meu peso, queria mesmo era que meu corpo tivesse formas agradáveis e queria me sentir bem com ele”.

O mais importante, independentemente do seu objetivo, é manter uma dieta saudável e praticar alguma atividade física. Nunca antes na história mundial houveram tantos casos de obesidade e doenças relacionadas ao sedentarismo.

 

Ainda tem dúvidas sobre treinamento funcional o que é?

Até aqui nós falamos que o treinamento funcional é uma das atividades que mais crescem no Brasil, e que ele consiste em utilizar os movimentos do dia a dia para ganhar condicionamento, musculatura e flexibilidade. Falamos também que ele, associado a uma dieta balanceada, emagrece e agora vamos falar um pouco sobre a prática.

 

Equipamentos para Treinamento Funcional

Existem vários equipamentos que podem ser utilizados durante o treino. Em nosso blog separamos as melhores informações sobre equipamentos para treinamento funcional e com nossa curadoria você pode ler somente as melhores informações sobre o assunto.

O uso de equipamentos no treino visa ampliar a quantidade de exercícios e trazer mais carga aos exercícios tradicionais. Com eles o aluno poderá inclusive ter mais facilidade para executar certos movimentos.

 

Material para Treinamento Funcional

Você pode encontrar muito material sobre ele em nosso blog. Preparamos postagens sobre material para treinamento funcional e selecionamos as principais tendência do mercado de box de treinamento funcional.

Além disso você pode consultar ainda muitos vídeos que  existem no YouTube sobre o assunto e inclusive existem muitos treinamentos completos nesta plataforma.

 

Kit para Treinamento Funcional

O treinamento pode ser praticado em espaços abertos – ou espaços pequenos –  e os kits de treinamento ajudam a guiar os treinos e permitem repetições e a montagem de circuitos.

Separamos as melhores postagens sobre kit para treinamento funcional e indicamos para você o passo à passo desta novidade.

 

Treinamento Funcional Exercícios

Exercícios do treinamento funcional

Existem vários tipos de exercícios que estão envolvidos com este treinamento, você pode usar kettlebell, wall ball, cordas de suspensão, corda naval, corda de pular ou somente utilizar os movimentos do corpo.

O importante é estar sempre acompanhado de um profissional físico que tenha experiência e conhecimento sobre os exercícios e possa ajudar você a realizar os movimentos de maneira correta, mantendo a postura e evitando lesões.

 

Nossa conclusão sobre o treinamento funcional

Pratique atividade física! Este é o lema e este treinamento pode ser uma excelente porta de entrada para esta nova vida.

Uma atividade dinâmica, diferente, que não segue rotina e amplifica os movimentos do dia a dia trazendo muito mais saúde e disposição. Com este treinamento você pode emagrecer, ganhar massa muscular e melhorar a flexibilidade do corpo.

O treinamento funcional não é uma prática passageira, ele veio para ficar!

O post Treinamento Funcional – Tudo que você precisa saber! apareceu primeiro em Box Funcional.



from Box Funcional https://ift.tt/2N28DGL
via IFTTT

Postagens mais visitadas