Onde surgiu o Treinamento Funcional

Onde surgiu o Treinamento Funcional – Hoje nós vamos nos aprofundar no assunto – TREINAMENTO FUNCIONAL – para detalhar várias características e tirar todas as dúvidas de quem sempre se questionou qual seria a melhor opção de treinamento.

O treinamento funcional surgiu a muito tempo – embora antes não fosse chamado assim e nem fosse utilizado como treinamento – pois basicamente ele utiliza os movimentos naturais do corpo como pular, correr, abaixar para os exercícios.

Historiadores estimam que os atletas da Grécia antiga desenvolveram treinos para melhorar sua performance nos jogos da época – os jogos olímpicos que perduram até hoje. Há indícios de que até mesmo os gladiadores de Roma também se exercitassem da forma como fazemos hoje no treinamento funcional.

Qual era – e é até hoje – o objetivo do treinamento? Tornar os movimentos mais precisos, eficientes e principalmente conscientes. Através do treinamento funcional o atleta melhor sua aptidão física, saúde e principalmente a realização correta dos movimentos naturais do corpo.

Uma das características que também marcam presença no treinamento funcional é ser uma modalidade democrática, ou seja, pessoas com ou sem condicionamento físico prévio podem se exercitar e isso faz deste método de treinamento algo muito especial para os praticantes.

 

Onde surgiu o Treinamento Funcional no Brasil

Onde surgiu o treinamento funcional

No país a modalidade chegou por volta dos anos 90 e veio por intermédio dos treinamentos de luta – que o país sempre teve excelentes representantes – e somente depois de alguns anos começou a se difundir como uma modalidade de prática de exercícios e treino para o público em geral.

O interessante desta história é que também nesta época chegava ao Brasil o pilates – que consiste em um treinamento para melhorar o controle dos músculos e fortalece-los – e as duas modalidades foram se fundindo, utilizando-se uma da outra para trazer mais exercícios e atividades à cada uma delas.

 

Treinamento Funcional Tipos e Comparações

Adiantamos alguns anos na história e chegamos no final dos anos 2000, depois de alguns anos de rodagem, estudos, artigos e livros sobre o tema publicados por aqui, fizeram com o treinamento funcional se consolidasse e assumisse 3 vertentes – não muito claras à grande maioria dos alunos e professores:

  • Treinamento funcional ligado à capacidades funcionais do corpo (movimento do dia a dia) e reabilitação;
  • Treinamento funcional voltado à especificidade esportiva;
  • Treinamento funcional oriundo do pilates – chamado de Core Training.

 

Veja também: Por que a grama sintética esta ganhando popularidade?

 

Treinamento Funcional versus Musculação

Uma das maiores comparações que as pessoas costumam fazer é do treinamento funcional com a musculação – aquela mesmo feita na academia, o famoso “puxar ferro” – e já adiantamos que no assunto não há unanimidade.

Nesta “briga” sempre saudável entre Treinamento Funcional versus Treinamento Tradicional alguns defendem que a era da musculação já se acabou e que o treinamento funcional apresenta todas as características para substitui-lo. Há quem diga também que os treinamentos são complementares e você deve praticar o treinamento funcional antes ou depois da musculação.

 

Mas então devo escolher o treinamento funcional ou musculação

O assunto é polêmico e os profissionais de educação física se dividem com opiniões a favor de uma ou de outra modalidade. Quando falamos de hipertrofia a “guerra” se intensifica ainda mais, pois, aqui a diferença entre as duas modalidades mais se apresenta.

Então sabemos que muitas pessoas estão com o dilema treinamento funcional vs academia e acreditamos que isso seja muito normal, a medida que novas opções são confrontadas com aquilo que conhecemos sempre somos incomodados a buscar informações.

É certo que o treinamento funcional promove atividades que garantem o condicionamento físico e a harmonia de todos os sistemas do corpo enquanto a musculação irá trabalhar o volume da musculatura. E assim fica claro que a prática dos dois treinamentos paralelamente poderá trazer ótimos resultado – a depender daquilo que você espera.

 

Treinamento Funcional ou Musculação para Emagrecer

Outro assunto cheio de polêmicas e principalmente cercado de desinformação. Quando o assunto é emagrecer sempre temos invenções milagrosas e receitas prontas que além de não serem práticas ainda podem prejudicar sua saúde.

O tipo de atividade física que você deve praticar para emagrecer é simplesmente qualquer uma! Mais importante do que o gasto calórico é a diminuição da ingestão de calorias e aqui ressaltamos a necessidade do acompanhamento de um profissional gabaritado para lhe apresentar as melhores opções de dieta.

 

Treinamento Funcional versus Pilates

Treinamento Funcional e Pilates

Nós já dissemos que estas duas práticas esportivas tiveram – e tem – uma grande ligação. Ambas utilizaram-se de suas técnicas primárias para criar novos exercícios, com novos movimentos e com isso evoluir a modalidade, a atratividade das pessoas e os benefícios dos exercícios.

Quando estiver estudando se o treinamento funcional ou pilates podem ser atividades para você, lembre-se, o primeiro esta ligado à obtenção de mais condicionamento físico e tônus para todo o corpo. Já o segundo esta mais relacionado à postura, à elasticidade e ao controle do corpo.

 

Treinamento Funcional vs Crossfit

O Crossfit trabalha a força e o condicionamento físico e com isso tem movimentos mais intensos que o treinamento funcional. Ele usa movimentos funcionais – os movimentos naturais do corpo – e trabalham em uma único exercício vários grupos musculares. Essa atividade deve ter alta intensidade e variação de movimentos para cumprir seu objetivo.

Então é certo dizer que o treino funcional é mais indicado para atletas que buscam condicionamento físico e uma atividade que coloque seu corpo em movimento. Se você tiver que escolher entre o treinamento funcional ou crossfit entenda que o crossfit é mais explosivo e ideal para quem busca definição muscular.

Treinamento Funcional ou Natação

Treinamento Funcional e Natação

Precisamos aprender que muitas vezes a pergunta não é entre um ou o outro e sim se o ideal não seria a prática das duas atividades. Um dos treinamentos mais usados por nadadores de alta performance é o treino funcional.

O especial desenvolvimento do eixo central do corpo ajudam, e muito, os atletas. Você deve considerar que a natação é uma atividade que envolve o corpo todo – assim como o treinamento funcional – e ainda poderá auxiliar nos desequilíbrios naturais do corpo devido a prática da natação.

 

Treinamento Funcional ou Hidroginástica

Outra atividade que envolve a água é a hidroginástica. Aqui temos um grupo muito interessante de atletas: as grávidas. Isso mesmo, muitos médicos indicam a hidroginástica como forma de fortalecer a lombar e a região pélvica.

Outra atividade muito indicada são os treinamentos funcionais – que neste caso devem ser bem direcionados para evitar problemas com a gravidez – e também são excelentes para fortalecer a região lombar.

Neste caso nós indicamos que a futura mamãe procure pela atividade que for mais prazerosa à ela. Ambas possuem benefícios e o maior deles é permitir uma gravidez saudável.

 

Veja também: Treinamento funcional para trabalhar o corpo inteiro

 

Treinamento Funcional ou Ginastica Localizada

A ginástica localizada se assemelha muito com o treinamento funcional, mas, utiliza cargas nos movimentos. Ambas oferecem gasto calórico considerável e tem aulas em circuitos.

A principal variação das duas atividades é a padronização das aulas de ginastica localizada, que, obrigando todos os alunos a fazerem as mesmas séries.

Treinamento Funcional ou Luta

Treinamento Funcional Luta Muay Thai

Este é mais um daqueles casos onde muito mais do que um ou outro o atleta deve considerar a prática das duas atividades. O treino funcional irá complementar o treinamento de qualquer um dos esportes de contato físico.

É certo que a popularização do MMA permitiu que várias novas atividades esportivas fosse criadas e procuradas por muitos atletas. Certamente o treinamento funcional foi um dos que mais ganhou força e se destacou.

Treinamento Funcional ou Muay Thai

Segundo muitos praticantes, esta é a união que deixa as aulas muito mais dinâmicas e completa. A chamada “luta funcional” trabalha vários grupos musculares e evita o contato físico com os alunos.

É muito comum que as aulas tenham socos, cotoveladas, chutes e joelhadas juntamente com os movimentos constantes do treino funcional.

Agora você esta informado e poderá chegar a melhor conclusão sobre a atividade – ou as atividades – que pode praticar e quais os benefícios de cada uma delas. Bora treinar!

O post Onde surgiu o Treinamento Funcional apareceu primeiro em Box Funcional.



from Box Funcional http://bit.ly/2Bmb9oo
via IFTTT

Postagens mais visitadas